A Força Operacional Conjunta portuguesa resgatou, com vida, uma criança de dez anos, na Turquia. Vídeo mostra momento em o menino foi localizado por um dos cães.
Corpo do artigo
"Ao terceiro dia, a Força Operacional Conjunta portuguesa resgatou uma criança de 10 anos com vida, na localidade de Antáquia, região de Hatay, Turquia", informou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (, numa mensagem na rede social Twitter.
#SismoTurquia
- Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (@ProteccaoCivil) February 11, 2023
Ao terceiro dia, a Força Operacional Conjunta portuguesa resgatou uma criança de 10 anos com vida, na localidade de Antáquia, região de Hatay, Turquia.
#ANEPC #FEPC #RSB #INEM #GNR #ajudahumanitaria #missaoturquia #solidariedade #earthquakeinTurkey pic.twitter.com/k6fxigMDDI
O menino resgatado, de dez anos, chama-se Baran, apurou o JN junto de fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros. A criança foi localizada por um dos seis cães da equipa portuguesa, este sábado à noite na Turquia, fim de tarde em Portugal, quase cinco dias após o sismo de segunda-feira.
"É uma emoção muito grande para nós. Isto é o corolário daquilo que estamos a fazer aqui, da entrega dos operacionais e vamos continuar o nosso trabalho, que é salvar vidas", disse à agência Lusa o comandante da missão portuguesa na Turquia, José Guilherme.
A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, também reagiu nas redes sociais. "Uma alegria sem precedentes! Ao terceiro dia de missão, a Força Nacional portuguesa na Turquia resgata com vida uma criança presa nos escombros! Anos de treino, exercícios e formação... Não há melhor recompensa!", escreveu na conta pessoal na rede social Twitter, numa publicação que mostra uma imagem do salvamento.
No Facebook, o presidente da ANEPC também reagiu à notícia. "Só por isto, tudo vale a pena", escreveu Duarte Costa, republicando a foto do momento em que o menino entre na ambulância.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, regozijou com a novidade. "O Presidente da República felicitou, calorosamente, o comandante da Força Operacional Conjunta portuguesa que resgatou hoje, em Antáquia, na Turquia, uma criança de dez anos, pedindo-lhe que transmitisse a toda a equipa a expressão de reconhecimento dos portugueses", lê-se na página oficial da Presidência portuguesa.
A Força Operacional Conjunta (FOCON) é composta por 52 operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Guarda Nacional Republicana, do Regimento Sapadores Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
A FOCON tem valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em estruturas colapsadas.
Um sismo de 7.8 de magnitude abalou a Turquia e a Síria, na madrugada de segunda-feira. O balanço mais recente aponta mais de 28 mil mortos nos dois países.