A passagem de Donald Trump por terras britânicas nos últimos dias originou vários protestos, assim como uma foto em que aparece sentado na poltrona que pertenceu ao antigo primeiro-ministro britânico Winston Churchill não foi bem recebida.
Corpo do artigo
Donald e Melanie Trump estão desde quinta-feira no Reino Unido e já se encontraram com Theresa May e tomaram chá com a Rainha Elizabeth II. Este sábado, Trump resolveu ir até à Escócia jogar golfe.
1018068353305411584
1018114388228796416
Na quinta-feira, Trump jantou no palácio de Blenheim, juntamente com empresários e personalidades de vários setores. O Palácio de Blenheim é o único palácio da Grã-Bretanha que não pertence à monarquia ou à igreja e foi também o local onde nasceu Winston Churchill, ex-primeiro-ministro britânico. Foi este o sítio escolhido para o jantar, uma vez que é um palácio e dadas as questões de controvérsia e segurança que cercam a visita de Trump.
Na sexta-feira de manhã, Trump esteve em Chequers, residência de campo da primeira-ministra britânica, situada próximo de Ellesborough, a sudeste de Aylesbury, no condado de Buckinghamshire (Inglaterra).
Lá, sentou-se na poltrona de Winston Churchill e foi Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca, que publicou a foto no Twitter, que já provocou controvérsia.
1017798174948413441
O jornal britânico "Daily Mirror" fez inclusive a capa deste sábado com o sucedido, escrevendo em manchete: "Como te atreves?". Em letras mais pequenas lê-se ainda: "Insulta o nosso país, ataca o nosso SNS, envergonha a nossa Rainha, mina a nossa 'relação especial', humilha a nossa primeira-ministra... e depois posa presunçosamente na poltrona de Winston Churchill".
1017875935671046144
O presidente dos EUA foi recebido com protestos em várias cidades do Reino Unido, sobretudo em Londres, onde milhares de pessoas desfilaram nas ruas, em que a atração era um balão gigante de seis metros. O balão representa Trump de fralda e um telemóvel na mão, que os promotores, um grupo de artistas, consideram mostrar a personalidade de "um bebé zangado com um ego frágil e mãos minúsculas".