Três dos quatro pilares de um poste de alta tensão que abastece a cidade de Cannes "foram serrados" num "ato malicioso", disse à agência noticiosa francesa (AFP) o procurador de Grasse, no sudeste de França. A falha de energia afetou 160 mil casas.
Corpo do artigo
Após esta sabotagem em Villeneuve-Loubet, a empresa francesa de eletricidade (Rede de Transporte Elétrico, RTE) cortou a energia para permitir uma intervenção, provocando indiretamente a falta de eletricidade na cidade de Cannes, onde decorre esta noite a cerimónia de encerramento do seu Festival de Cinema, com a entrega da Palma de Ouro. O apagão ocorreu por volta das 10 horas locais (menos uma hora em Portugal continental).
A falha de energia afetou 160 mil casas, mas não o palácio onde decorre o festival, que mudou para um sistema de fornecimento de energia independente, através de geradores.
O autarca da região dos Alpes Marítimos anunciou já o "restabelecimento gradual do fornecimento de energia elétrica" neste departamento. "A restauração da distribuição de eletricidade está em curso em todos os municípios", incluindo Cannes.
Segundo a RTE, 60 mil habitações tiveram o fornecimento de energia elétrica restabelecido até às 15.30 horas locais (13.30 horas em Portugal continental). A falha de energia interrompeu o tráfego ferroviário, com alguns comboios suspensos e a maioria atrasados, além de problemas na estação, como o apagão dos monitores de informação.
Os semáforos da cidade de Cannes estiveram apagados, causando problemas no trânsito e obrigando muitos comerciantes a deixar de trabalhar devido à falta de energia.
Cerimónia de encerramento do Festival de Cannes
Apesar da dimensão da falha de energia, a organização do Festival de Cinema de Cannes já veio dizer que a cerimónia de encerramento não será afetada, uma vez que existe um sistema de fornecimento de energia independente.
“O Palais des Festivals mudou para um sistema de alimentação de eletricidade independente, o que permite que todos os eventos e exibições planeados para hoje, incluindo a cerimónia de encerramento, se cumpram em condições normais”, refere um comunicado da organização do festival, citado pela AFP.
A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes está marcada para as 18.40 horas locais (17.40 horas em Lisboa).
As exibições finais foram brevemente interrompidas durante alguns minutos, tempo necessário para que o fornecimento de energia secundário entrasse em funcionamento, permitindo que o espaço onde decorre ficasse completamente autónomo.
As exibições programadas fora do palácio do Festival tiveram de ser canceladas.