Sondagens indicam maior vantagem de populares contra socialistas. A dúvida que fica é se o partido conseguirá mais de metade dos assentos em possível aliança com a extrema-direita
Corpo do artigo
As sondagens pós-debate de segunda-feira, em que a confiança no Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) ficou estremecida, mostram uma vitória do Partido Popular (PP) no embate. Com um panorama de crescimento nos últimos levantamentos, o partido de Alberto Núñez Feijóo tenta afastar-se do Vox – que mesmo que seja inevitável para a formação de Governo, poderá, ainda assim, não resultar numa maioria. Já o socialista Pedro Sánchez, com um horizonte de derrota nas sondagens, tenta associar a extrema-direita aos populares.
A sondagem do instituto GAD3, hoje divulgada pelo diário “ABC”, aponta que o PP cresceu, com 36,7% das intenções de voto (mais 0,3 ponto percentual que no dia anterior), o que resultaria em 153 dos 350 assentos (mais duas cadeiras). O PSOE perdeu 0,7 ponto e quatro representantes, reunindo 27,9% da preferência e 109 deputados. O Vox e o Movimento Sumar encontram-se empatados com 12%, porém, o partido de extrema-direita tem a vantagem de um assento, ficando com 29.