O presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, anunciou a sua recandidatura às eleições presidenciais de 2 de outubro.
Corpo do artigo
O anúncio foi feito esta quarta-feira, na cidade da Praia, à margem do lançamento do quinto volume do livro "Magistratura de Influência", que reúne discursos e intervenções de Jorge Carlos Fonseca enquanto Chefe de Estado e assinala o fim do primeiro mandato presidencial de cinco anos.
Jorge Carlos Fonseca anunciou a suspensão de funções como chefe de Estado para ser novamente candidato
Na altura, Jorge Carlos Fonseca anunciou também a suspensão de funções como chefe de Estado, que será assumida a partir de agora de forma interina pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.
"O meu mandato está a chegar ao fim, mas as circunstâncias da lei e da interpretação que dela é feita pelas entidades competentes vão-me obrigar a terminar o exercício do mandato antes de cumprir os cinco anos completos, isto para vos dizer, e anunciar, que vou concorrer às eleições presidenciais de 2 de outubro para um segundo mandato", anunciou Jorge Carlos Fonseca.
Após o anúncio, o até agora chefe de Estado foi aplaudido de pé pelos presentes na cerimónia de lançamento do livro, entre eles a primeira-dama, Lígia Fonseca.
"Decidi concorrer a um segundo mandato e, cumprindo a lei, a partir deste momento suspendo o exercício das funções de presidente da República, e serei apenas um candidato às eleições de 2 de outubro, como outros, possivelmente", prosseguiu.
Em declarações aos jornalistas, Jorge Carlos Fonseca disse que não teria problemas com a avaliação que os cabo-verdianos fazem do seu desempenho, mas que a decisão foi difícil e teve que ponderar vários fatores, de ordem pessoal, familiar e financeira.
Isto na política é como no futebol, temos que respeitar todos os adversários
A reeleição de Jorge Carlos Fonseca, que em 2011 ganhou a eleição presidencial com o apoio do então maior partido da oposição e atual força no governo Movimento para a Democracia (MpD), é dada como certa pela generalidade das sondagens divulgadas, não sendo até ao momento conhecido qualquer candidato da área do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), na oposição desde as legislativas de março deste ano.
Jorge Carlos Fonseca desvalorizou esse facto e lembrou que o prazo para apresentação das candidaturas é o próximo dia 3 de agosto.
"A democracia implica concorrência, mas nestes cinco anos em que eram visíveis sinais de apetites para o cargo, se não houver concorrência, o que não acredito, é porque se tenha pensado que a avaliação que os cabo-verdianos fazem do meu desempenho parece desencorajadora para algumas candidaturas", considerou.
Questionado sobre a possibilidade de concorrer, por exemplo, com José Maria Neves, o até agora chefe de Estado disse que quer é que qualquer cidadão cabo-verdiano, que tenha mais do que 35 anos de idade, no peno gozo dos exercício dos seus direitos, se candidate.
"Isto na política é como no futebol, temos que respeitar todos os adversários, cada jogo é um jogo, e, portanto, qualquer candidato que venha terá o mesmo respeito e a mesma consideração", afirmou, salientando, porém, que vai para a corrida eleitoral com "vontade de convicção de vitória".
Jorge Carlos Fonseca informou que, após o prazo limite para apresentação das candidaturas, irá organizar uma cerimónia de apresentação pública da sua candidatura a um segundo mandato.
Nas últimas eleições presidenciais, na segunda volta, Jorge Carlos Fonseca obteve 55,13% dos votos, derrotando Manuel Inocêncio Sousa (PAICV), e substitui Pedro Pires, que cumpriu dois mandatos na chefia do Estado.
As eleições para a Presidência da República, marcadas para 2 de outubro, fecham o ciclo de três eleições este ano em Cabo Verde, depois das legislativas de 20 de março e das autárquicas marcadas para 4 de setembro.
De acordo com o calendário eleitoral divulgado pela Comissão Nacional de Eleições, as candidaturas devem ser entregues até 3 de agosto, no Tribunal Constitucional. A campanha eleitoral decorre entre 15 e 30 de setembro.