O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, garantiu a determinação dos líderes europeus "a manter a unidade a 27", depois de os eleitores britânicos terem decidido que o Reino Unido vai sair a União Europeia.
Corpo do artigo
"Não é possível esconder o facto de que queríamos um resultado diferente do referendo de ontem e estou perfeitamente consciente de quando dramático é este momento politicamente e não há maneira de prever todas suas consequências políticas, especialmente para o Reino Unido", sublinhou.
O presidente do Conselho Europeu acrescentou que a UE está "perante um momento histórico mas não de reações histéricas", garantindo que o bloco europeu está preparado para este cenário negativo.
Tusk fez ainda questão de sublinhar que, até a saída do Reino Unido ser efetiva, "não haverá um vazio legal", assegurando que a legislação europeia "continua a ser aplicada no e para o Reino Unido", tanto os direitos quanto as obrigações.
Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, segundo os resultados finais. A participação foi de 72 por cento.