O presidente iraquiano, Fuad Massum, encarregou, esta segunda-feira, o xiita Haidar al-Abadi de formar o novo governo, durante uma breve cerimónia transmitida em direto pela televisão.
Corpo do artigo
"O país está nas suas mãos", declarou Massum a al-Abadi, pouco depois de este ter sido escolhido pelo bloco parlamentar xiita Aliança Nacional como seu candidato ao cargo de primeiro-ministro para substituir o cessante Nuri al-Maliki.
Haidar al-Abadi, nascido em 1952 e doutorado pela Universidade de Manchester, ocupava até agora o cargo de primeiro vice-presidente do parlamento. A coligação de al-Maliki integra a Aliança Nacional iraquiana, mas ignora-se se apoiou a candidatura de Abadi.
Os Estados Unidos já felicitaram Haidar al-Abadi. "Os Estados Unidos estão prontos a apoiar plenamente um novo governo de união nacional, sobretudo na sua luta contra o Estado Islâmico", os rebeldes sunitas, escreveu Brett McGurk, diplomata do Departamento de Estado encarregado dos assuntos do Iraque e do Irão, na sua conta na rede social de mensagens curtas Twitter.
McGurk, que em nome de Washington felicita al-Abadi, exorta-o a "formar um governo e um programa nacional o mais breve possível".