No poder no Zimbabué desde a independência do país, em 1980, Robert Mugabe poderá ser forçado a abandonar a presidência, aos 93 anos, devido a uma intervenção dos militares.
Corpo do artigo
O presidente mais velho do mundo estará em prisão domiciliária depois de o exército ter tomado a televisão estatal durante a noite e assumido o controlo dos edifícios oficiais. A capital, Harare, está a ser patrulhada pelos militares.
8918470
Nascido perto de Harare a 21 de fevereiro de 1924, filho de um carpinteiro e de uma professora, Mugabe frequentou escolas maristas e jesuítas e tornou-se professor, tendo estudado Direito através de cursos por correspondência.
Começou a luta política aos 36 anos, pela independência da colónia britânica, e foi detido em 1964.
Passou cerca de 10 anos na prisão e esteve exilado antes de ser um dos signatários dos acordos que deram origem à República do Zimbabué, em 1980.
O herói da independência tornou-se primeiro-ministro e alguns anos depois, afastados os opositores numa ofensiva que causou milhares de mortos, instituiu um regime presidencial.
8918002
Os anos 2000 marcam o início da sua queda, com decisões polémicas, como uma reforma agrária que levou a expropriações de quintas de proprietários brancos para distribuir a terra entre a população negra do país.
A cada nova reeleição como presidente sucedem-se as acusações de fraude e, em 2008, Mugabe perde a maioria no parlamento num escrutínio marcado pela violência, que causa centenas de mortos.
Elogiado pela sua política de reconciliação em nome da unidade do país quando tomou as rédeas do Zimbabué, Mugabe não aceita bem as críticas pelas atitudes de ditador e responsabiliza o Ocidente pelos males do país, nomeadamente a sua ruína financeira.
8917975
Sanções internacionais, hiperinflação, um desemprego superior a 90% da população não impedem a reeleição de Mugabe em 2013 com 61% dos votos.
E nem a crise nem a sua saúde frágil impediram o seu partido, a União Nacional Africana do Zimbabué - Frente Patriótica (ZANU-PF), de o indicar como candidato às próximas presidenciais em 2018.
Robert Mugabe poderá ser afastado do poder devido às rivalidades no seu partido, que estarão na origem do golpe militar em curso para evitar que a sua mulher Grace "herde" o seu cargo.