
O presidente de Moçambique, Daniel Chapo
Foto: Amanuel Sileshi/AFP
O presidente moçambicano, Daniel Chapo, saudou a eleição de António José Seguro como presidente de Portugal, antevendo o reforço das relações entre os dois países, conforme mensagem divulgada pela Presidência da República de Moçambique.
Na mensagem de felicitação à vitória na segunda volta das eleições presidenciais, no domingo, Daniel Chapo diz estar "convicto" que, com António José Seguro em Belém, "as tradicionais e excelentes relações" entre os dois países, "alicerçadas em fatores históricos e culturais e na defesa de valores partilhados como a democracia, liberdade, solidariedade e paz, continuarão a ser aprofundadas e elevadas a novos patamares, em prol do contínuo bem-estar" dos dois povos.
No mesmo espírito, refere a mensagem, o presidente moçambicano reafirmou a disponibilidade para trabalhar com o novo Presidente português no reforço da cooperação bilateral e na consolidação dos laços entre os dois países.
"Neste sentido, gostaria de expressar a minha inteira disponibilidade para trabalhar com vossa excelência, assegurando que os nossos dois países continuem a cooperar para o progresso comum, simultaneamente consolidando os laços histórico-culturais que os unem", frisou Chapo.
António José Seguro foi eleito este domingo presidente da República com dois terços dos votos expressos, com cerca de 3,48 milhões, quando faltam apurar 20 freguesias. André Ventura obteve mais de 1,7 milhões de votos.
