O presidente da Turquia afirmou, este domingo, que o Governo deve levantar em breve a proibição do uso da rede social Twitter, censura que levou a críticas internas e a nível internacional.
Corpo do artigo
"Não é legalmente possível desligar a Internet e plataformas [como o Twitter]", disse Abdullah Gul aos jornalistas em Ancara, antes de partir para uma visita oficial à Holanda. "Acredito que este problema vai acabar muito em breve", acrescentou.
O presidente reconheceu que esta é uma situação desagradável para um país "tão desenvolvido como a Turquia", que tem peso na região e com negociações em curso com a União Europeia.
O presidente confirmou também que a empresa que gere a rede social Twitter contratou um advogado na Turquia para conversações com as autoridades.
O Governo islamita da Turquia ampliou, no sábado, as suas medidas de censura contra a rede social Twitter, depois do encerramento decretado na noite de quinta para sexta-feira ter tido um impacto reduzido.
Os utilizadores do Twitter na Turquia, que na sexta-feira conseguiram contornar o encerramento da rede social, detetaram no sábado que já não conseguiam aceder à rede social.
Milhares de utilizadores tinham utilizado as chaves 8.8.8.8 e 8.8.4.4, direções de DNS da Google que permitiam ultrapassar o bloqueio.
Aliás, estes números chegaram até a ser pintados nas ruas das principais cidades turcas para ensinar a todos os cibernautas como contornar a proibição, o que levou a que sexta-feira fosse um dos dias com mais mensagens no Twitter na Turquia.
A direção das telecomunicações da Turquia bloqueou o acesso ao Twitter, horas depois de o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, prometer "erradicar" esta rede social por esta se recusar a eliminar determinados comentários críticos sobre o governo.