A audiência inicial do antigo chefe militar dos Sérvios da Bósnia, Ratko Mladic, no Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, decorrerá na sexta-feira, em Haia.
Corpo do artigo
"A câmara I decide (...) que a audiência inicial do acusado decorrerá a 3 de Junho às 10 horas" (9 horas em Portugal continental), de acordo com a ordem assinada pelo juiz holandês Alphons Orie, a que a agência noticiosa francesa AFP teve acesso.
Ratko Mladic, de 69 anos, detido a 26 de Maio na Sérvia após 16 anos em fuga, foi extraditado para a prisão do TPI em Haia, após a chegada ao aeroporto de Roterdão. Mladic passou a primeira noite numa cela isolada.
O antigo general é acusado de genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos durante a guerra da Bósnia (1992-1995), que causou perto de 100 mil mortos e 2,2 milhões de deslocados.
Um dos crimes imputado a Mladic é o massacre de Srebrenica, durante o qual cerca de oito mil muçulmanos (homens e rapazes) foram mortos. Mas o ex-líder militar dos sérvios na Bósnia já negou qualquer implicação no massacre.