
Foto: Suzanne Plunkett/AFP
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, receberá na terça-feira o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no âmbito da ronda de contactos do líder ucraniano com os principais líderes europeus sobre o processo de paz na Ucrânia.
O encontro começará às 15 horas locais (14 horas em Portugal continental) no Palácio Chigi, sede da presidência do Governo italiano, de acordo com a agenda oficial de Meloni.
Paralelamente, Zelensky reúne-se hoje, em Londres, com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Friedrich Merz, para discutir o último plano de paz elaborado a partir de conversações entre funcionários ucranianos e norte-americanos na Florida (EUA), na semana passada.
A primeira-ministra italiana anunciou no domingo que se reuniria com Zelensky nos próximos dias no âmbito dos seus contactos sobre o processo de paz com os principais líderes europeus.
Durante uma chamada telefónica com o chefe de Estado ucraniano, Meloni reiterou a solidariedade da Itália para com a Ucrânia face aos recentes ataques russos, reafirmando apoio firme ao processo de negociação e ao compromisso dos Estados Unidos de avançar para uma paz "justa e duradoura".
Meloni anunciou também o envio de suprimentos de emergência para apoiar as infraestruturas energéticas e a população civil da Ucrânia, destacando que os geradores fornecidos por empresas italianas serão enviados para aquele país nas "próximas semanas".
