
Eddie Keogh/Reuters
O partido Conservador venceu as eleições, mas perdeu a maioria absoluta, segundo uma sondagem comum divulgada pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky.
A sondagem à boca das urnas realizada na noite desta quinta-feira indicou que o partido Conservador terá 314 deputados, o partido Trabalhista 266, o Partido Nacionalista Escocês 34, os Liberais Democratas 14 e o Plaid Cymru (nacionalistas galeses) três, sendo os restantes distribuídos por pequenos partidos.
8549586
A maioria absoluta no Parlamento britânico é de 326 deputados, mais de metade dos 650 assentos parlamentares.
O partido Trabalhista ganhou, sem surpresas, o primeiro resultado oficial das eleições legislativas britânicas no círculo de Newcastle Central. Chi Onwurah, de 52 anos, foi reeleita deputada com uma maioria de 14.937 votos sobre o segundo candidato mais votado, o Conservador Steve Kyte. Por seu lado, Newcastle Central roubou a Houghton & Sunderland South o título de círculo eleitoral mais rápido a anunciar o resultado em todo o país.
Os resultados no resto do Reino Unido serão divulgados gradualmente ao longo da noite e madrugada de sexta-feira.
8550121
As urnas abriram às 7 horas e encerraram às 22 (mesma hora em Portugal continental) em 650 circunscrições eleitorais, com cada uma a eleger um deputado.
Um total de 46,9 milhões de eleitores estavam recenseados este ano, mais cerca de um milhão do que em 2015.
O sistema eleitoral usado nas eleições legislativas britânicas é de maioria simples ("first past the post"), o que quer dizer que vence aquele que tiver maior número de votos.
O governo é formado pelo partido com maior número de deputados na Câmara dos Comuns e o primeiro-ministro o respetivo líder.
Ao todo, concorreram 3.303 candidatos em 650 círculos uninominais, distribuídos por Inglaterra (533), Escócia (59), Irlanda do Norte (18) e País de Gales (40).
Recorde-se que as eleições foram antecipadas pela primeira-ministra britânica, Theresa May, líder do partido Conservador, que invocou a necessidade de legitimar o seu plano para negociar o Brexit.
