O primeiro paciente a receber um rim de porco geneticamente modificado teve alta hospitalar. Rick Slayman, de 62 anos, foi mandado para casa, esta quarta-feira, duas semanas depois do inédito transplante realizado no Hospital de Massachusetts, nos EUA.
Corpo do artigo
A cirurgia, considerada um marco na investigação científica na área da transplantação, foi um sucesso, já que outros transplantes de órgãos de porco, como o coração, falharam no passado.
O hospital deu conta da cirurgia, realizada a 16 de março, num comunicado em que descreveu o sucesso da operação, que durou mais de quatro horas.
“O compromisso incansável de nossos médicos, investigadores e cientistas para melhorar a vida de nossos pacientes transplantados – atuais e futuros – está no coração e na alma da medicina académica", afirmou David F. M. Brown, presidente dos Centros Médicos Académicos do Mass General Brigham.
Na hora de informar da alta dada a Rick Slayman, o hospital disse que o paciente está a recuperar bem e que vai continuar a "melhorar em casa com a sua família".