Um mapa original do primeiro parque de Disneyland, na Califórnia, foi vendido em leilão por cerca de 631 mil euros.
Corpo do artigo
O desenho é de 1953 e foi usado por Walt Disney para assegurar o financiamento do parque de diversões, após o seu próprio estúdio ter recusado financiá-lo.
Nessa altura, Walt e o irmão, Roy, decidiram que a solução seria arranjar fundos por parte de uma das principais redes televisivas em Nova Iorque e, para isso, apresentariam um mapa do projeto. Depois do desenho ser apresentado à ABC, a rede televisiva acedeu a financiar a construção do empreendimento.
O mapa foi oferecido por Walt Disney a um funcionário e amigo de família, Grenade Curran, em março de 1955, meses antes da abertura do parque. Agora, 60 anos mais tarde, "o mapa foi vendido por 708 mil dólares [cerca de 631 mil euros], fazendo com que fosse o mapa da Disneylândia mais caro alguma vez vendido", explicou Mark Eaton, da leiloeira Van Eaton Galleries, citado pela "BBC".
O desenho fez parte da exposição "Walt Disney"s Disneyland", que apresentou mais de mil artefactos da Disney. Os objetos estiveram em exibição desde 2 de junho e foram leiloados este domingo, dia 25.