Primeiro-ministro eslovaco transportado para Bratislava para continuar recuperação
O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, foi transportado para a capital, Bratislava, na quinta-feira, para continuar a recuperação, depois de ter sido baleado várias vezes há duas semanas.
Corpo do artigo
"Robert Fico foi transportado do nosso hospital para Bratislava à noite", disse à AFP a porta-voz do hospital Banska Bystrica, Ruzena Mataseje. Não se sabe para que hospital da capital o primeiro-ministro foi levado.
Na quinta-feira, a diretora do hospital Banska Bystrica, Miriam Lapunikova, disse Fico queria “continuar a sua recuperação com atendimento domiciliar”. O hospital disse que o progresso de Fico foi “satisfatório”, mas o vice-primeiro-ministro Robert Kalinak referiu que a sua recuperação seria “extremamente longa”.
Fico foi baleado várias vezes em 15 de maio enquanto cumprimentava apoiantes após uma reunião de gabinete na cidade de Handlova, no centro da Eslováquia, no que as autoridades disseram ter sido uma tentativa de assassinato. Foi imediatamente submetido a uma cirurgia de cinco horas num hospital na cidade vizinha de Banska Bystrica, seguida por outra cirurgia de duas horas dois dias depois.
O alegado agressor, identificados pelos meios de comunicação locais como o poeta Juraj Cintula, de 71 anos, foi acusado de tentativa de homicídio premeditado e foi detido.