O primeiro navio com 26 mil toneladas de cereais chegou, esta terça-feira, à Turquia para ser fiscalizado. É esperado que no decorrer desta semana mais navios saiam dos portos da Ucrânia pelos corredores seguros.
Corpo do artigo
Proveniente de Odessa, no sul da Ucrânia, de onde zarpou na manhã de segunda-feira com 26.000 toneladas de trigo com destino ao Líbano, o "Razoni", um cargueiro com pavilhão da Serra Leoa, deve passar a noite ancorado ao largo das costas da Turquia e será inspecionado na manhã de quarta-feira à entrada do estreito do Bósforo por uma equipa internacional, precisou o Ministério da Defesa turco.
Esta foi a primeira exportação autorizada na sequência do acordo assinado em 22 de julho em Istambul pela Turquia, Rússia e Ucrânia, através de uma mediação de Ancara e sob a égide das Nações Unidas, para desbloquear os portos ucranianos e tranquilizar os mercados agrícolas.
A inspeção, exigida por Moscovo que pretende assegurar a natureza da carga, será "efetuada por uma delegação composta por representantes turcos, russos, ucranianos e da ONU e de seguida o 'Razoni' seguirá a sua rota", precisou hoje aos 'media' o almirante turco Özcan Altunbulak, responsável pelo Centro de Coordenação Conjunto (CCC) que supervisiona as operações.