A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, foi forçada, na terça-feira, a cancelar a viagem à Austrália, Nova Zelândia e Fiji depois de o avião ter sofrido problemas técnicos recorrentes, o último de uma série de incidentes com a frota alemã.
Corpo do artigo
"Tentámos de tudo, mas infelizmente não é logisticamente possível realizar a minha viagem ao Indo-Pacífico sem o avião com defeito", escreveu o ministro no X, anteriormente conhecido como Twitter. "Isso é mais do que irritante".
Baerbock partiu no domingo para a viagem de uma semana, mas o avião sofreu um corte de energia após o reabastecimento em Abu Dhabi. A ministra ficou parada durante horas enquanto a equipa técnica tentava consertar um problema com os flaps das asas.
A delegação tentou recomeçar a viagem durante a noite de terça-feira, mas o avião Airbus A340 de 23 anos teve de voltar para Abu Dhabi quando o defeito ressurgiu. "Por questões de segurança, o avião teve de voltar para lá", escreveu a Força Aérea Alemã no X.
O acidente reavivou o debate sobre os aviões antigos do governo alemão e a imprensa alemã classificou o mais recente incidente como "embaraçoso" e um "fiasco". O avião "é incapaz de transportar a nossa mais alta diplomata para compromissos internacionais. As contrapartes que esperavam por Baerbock ficaram penduradas", escreveu o jornal "Bild".
Num vídeo do interior do avião, partilhado pela revista "Der Spiegel", ouve-se o piloto a anunciar o regresso a Abu Dhabi, acrescentando que "nunca aconteceu nada semelhante" antes.
A força aérea Luftwaffe da Alemanha anunciou, na segunda-feira, que decidiu deixou de usar o avião mais cedo, assim como os outros A340-300 do governo. “Vamos tirar os dois A340 de serviço o mais depressa possível, ou seja, nas próximas semanas antes do previsto”, escreveu a Luftwaffe no X.