Um problema técnico afetou os sistemas de controlo do tráfego aéreo do Reino Unido, esta segunda-feira. Há centenas de voos atrasados e cancelados e milhares de passageiros à espera nos aeroportos e dentro dos aviões.
Corpo do artigo
O serviço nacional de aviação britânico (NAT, National Air Traffic) indicou, ao início da tarde, que os engenheiros estão a trabalhar para "encontrar e corrigir a falha".
Pelas 15.30 horas, num novo comunicado, o NAT informava que o problema estava identificado e resolvido. "Estamos agora a trabalhar em estreita colaboração com as companhias aéreas e os aeroportos para gerir os voos afetados da forma mais eficiente possível", acrescentou.
"O problema de gestão do tráfego aéreo afetou a capacidade do sistema para processar automaticamente os planos de voo, o que significa que os planos de voo tiveram de ser processados manualmente, o que não pode ser feito com o mesmo volume, daí a necessidade de restrições ao fluxo de tráfego", explicou o serviço nacional de aviação britânico, lamentando "as perturbações que esta situação está a causar".
O espaço aéreo do Reino Unido não foi encerrado, mas foram impostas restrições de tráfego para "manter a segurança".
Vários aeroportos britânicos alertaram para atrasos e cancelamentos, bem como companhias aéreas como a Ryanair, a EasyJet, a Virgin e a Aer Lingus.
Mais de seis mil voos deveriam entrar e sair do Reino Unido esta segunda-feira.