Problemas de comunicação e proibição de notícias no Facebook dificultam evacuação no Canadá
Problemas de comunicação, boatos e uma proibição de notícias no Facebook estão a dificultar a retirada dos residentes de Yellowknife, nos Territórios do Noroeste do Canadá, devido a um incêndio florestal fora de controlo.
Corpo do artigo
Na quarta-feira à noite, havia 236 incêndios ativos nos Territórios do Noroeste, com os quatro mais próximos de Yellowknife, na região de North Slave, queimando um total de 447.978 hectares.
As autoridades disseram aos 20 mil residentes de Yellowknife que deveriam sair até sexta-feira ao meio-dia (19 horas em Portugal continental). Os incêndios também levaram à evacuação de outras cidades próximas, incluindo as comunidades Dene First Nation de N'dilo e Dettah.
No entanto, alguns residentes relataram dificuldades em acompanhar as informações que mudam rapidamente. Incapazes de partilhar notícias no Facebook devido à proibição de notícias do Meta no Canadá e com uma rede fraca para contactarem por telefone, os moradores de Yellowknife e nas comunidades vizinhas estão a contar com o boca a boca e a rádio para se atualizarem.
Cidadãos e organizações de notícias no Canadá estão proibidos de publicar links de notícias no Facebook e no Instagram, depois de a gigante da tecnologia ter desativado o acesso no mês passado devido a uma disputa com o governo federal sobre a legislação que obrigaria os gigantes da internet a pagar aos editores de notícias.
O Canadá está a passar pela sua pior temporada de incêndios florestais, com mais de mil incêndios ativos em todo o país, incluindo 236 nos Territórios do Noroeste. Dez aviões partiram de Yellowknife na quinta-feira com 1500 passageiros, disse Jennifer Young, diretora de assuntos corporativos do Departamento de Assuntos Municipais e Comunitários dos Territórios do Noroeste, acrescentando que espera ter 22 voos a partir esta sexta-feira com mais 1800 passageiros. Os voos de evacuação são apenas para pessoas que não podem sair pela estrada, que são imunocomprometidos ou têm condições que os colocam em maior risco.

