O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar, esta quinta-feira, um processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O antigo chefe de Estado pode tornar-se inelegível durante oito anos devido a uma reunião com embaixadores estrangeiros, em julho de 2022, em que atacou o funcionamento das urnas eletrónicas.
Corpo do artigo
A deliberação sobre o caso pelo TSE começa às 9 horas em Brasília (13 horas em Portugal continental), de acordo com a CNN Brasil. A depender da duração dos votos dos juízes, o julgamento pode estender-se até ao final do mês, com sessões extra nos dias 27 e 29. O jornal "O Globo" aponta, no entanto, para a possibilidade de a votação ir até setembro, se um dos magistrados pedir mais tempo para análise.
Bolsonaro é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação social, segundo a BBC Brasil. O Partido Democrático Trabalhista (PDT), responsável pela ação, argumenta que os ataques às urnas faziam parte da campanha eleitoral do antigo chefe de Estado brasileiro. A reunião com embaixadores ocorreu a 18 de julho de 2022, no Palácio do Planalto, e foi transmitida pela estação estatal TV Brasil e pelas redes sociais do então presidente. A ação inclui ainda o candidato a vice-presidente, o general Walter Braga Netto.