De uma forma didática, o programa de televisão "Puberbet" tenta resolver as questões mais comuns entre os adolescentes. No país escandinavo, a educação sexual é uma cadeira escolar obrigatória desde 1970.
Corpo do artigo
Na Noruega, a educação sexual tem um programa de televisão próprio. É o "Pubertet", que tenta resolver as questões mais comuns sobre a puberdade. Assim, em cada episódio, de uma maneira aberta e concisa, a apresentadora Linha Jansrud aborda as mudanças que ocorrem durante esta fase, como as diferenças na voz ou o aparecimento de pelos em diferentes partes do corpo.
O programa começou a ser transmitir em maio do ano passado, através do canal da televisão pública NRK Noruega. Desde então, não tem escapado às controvérsias, principalmente causadas pelo aparecimento de modelos nus e de conteúdos geralmente muito explícitos - que têm provocado até acusações de pornografia.
Apesar das críticas, o programa foi muito bem recebido pelo público norueguês. E os seus responsáveis já têm desmentido as acusações, afirmando que o programa está longe de qualquer conotação de tipo sexual.
A cadeia NRK só tem elogios para o programa e já lhe atribuiu o Prémio de Jornalismo do Ano.
O "Puberbet" também tem sido muito discutido em redes sociais, com comentários a favor e contra.
A controvérsia estende-se ao YouTube. Embora seja necessário, para aceder aos episódios do programa, certificar que se tem mais de 18 anos, na televisão o programa é emitido em horário infantil.