As primeiras projeções sobre as eleições para o parlamento regional da Catalunha dão um empate técnico entre os unionistas do Cidadãos - que levam ligeira vantagem - e os independentistas da Esquerda Republicana. Mas partidos separatistas mantêm maioria.
Corpo do artigo
Segundo as projeções avançadas pelo jornal catalão "La Vanguardia", o Cidadãos (direita liberal) sai vencedor com 34 a 37 deputados elegidos num total de 135 lugares do parlamento regional, seguido da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), com 34 a 36 deputados.
O partido Juntos Pela Catalunha - liderado por Puigdemont - deverá eleger 28 a 29 deputados e o Partido Socialista, 18 a 20 deputados. O Catalunha em Comum - Podemos elege sete a oito deputados, a Candidatura de Unidade Popular (CUP) cinco a seis deputados e o Partido Popular da Catalunha ficará com três a cinco deputados.
Apesar da vitória do Cidadãos, a soma dos partidos independentistas - ERC, Juntos Pela Catalunha e CUP -estará entre os 67 e 71 deputados, sendo que a maioria absoluta é obtida a partir dos 68.
A consulta do "La Vanguardia" foi feita por telefone e não à saída das urnas.
Segundo indica o jornal catalão, houve uma taxa de participação eleitoral de 84%, quase 10 pontos percentuais superiores à da eleição anterior, de 2015.
As eleições acontecem menos de dois meses depois de o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, ter destituído o governo regional liderado por Carles Puigdemont, por ter feito uma tentativa de secessão da Catalunha.
O ex-presidente catalão acompanhará a noite eleitoral no centro de convenções de Bruxelas, onde se encontra desde a declaração unilateral de independência, juntamente com quatro antigos membros da Generalitat.