Proprietária do "Daily Mail" assina acordo de 569 milhões para comprar "Telegraph"

Aquisição pode dar origem a um dos maiores grupos de média de direita do Reino Unido
Foto: Richard A. Brooks / AFP
A proprietária do "Daily Mail", DMGT, assinou um acordo com o grupo Redbird IMI para adquirir o jornal britânico "Telegraph" por 500 milhões de libras esterlinas (cerca de 569 milhões de euros), anunciou este sábado a editora em comunicado.
Corpo do artigo
"A DMGT assinou um acordo com a Redbird IMI para a aquisição do Telegraph Media Group por 500 milhões de libras esterlinas", afirmou a DMGT em comunicado enviado à AFP.
Esta aquisição, se for concluída, poderia dar origem a um dos maiores grupos de média de direita do Reino Unido.
O conglomerado Daily Mail & General Trust (DMGT), propriedade de Jonathan Rothermere e dono do jornal, anunciou que planeia fazer um investimento substancial no "Telegraph" com o objetivo de acelerar a expansão internacional.
Em concreto, a DMGT está em conversações com a RedBird IMI, a "joint venture" entre os Emirados Árabes Unidos e a empresa de "private equity" norte-americana RedBird Capital Partners, que controla o "Telegraph".
Ambas as partes indicaram que esperam que este processo se concretize rapidamente, embora se estime que o acordo seja submetido a uma investigação pelo regulador da concorrência.
As duas partes estão em negociações exclusivas para "finalizar os termos da transação e preparar a documentação regulatória necessária", precisou a DMGT em comunicado.
O presidente da DMGT declarou que sempre admirou o "Telegraph", pois a sua família compartilhava "uma profunda paixão por jornais e pelos jornalistas que os fazem".
O "Telegraph", acrescentou, "é o jornal de formato maior e de maior qualidade do Reino Unido, e cresci a respeitá-lo. Tem uma história extraordinária e desempenhou um papel fundamental na formação do debate nacional britânico durante muitas décadas".
"Sob nossa gestão, o 'Telegraph' tornar-se-á uma marca global, assim como o 'Daily Mail'", garantiu.
A DMGT afirmou ter "confiança de que qualquer processo regulatório possa ser concluído de forma rápida e positiva".
Um porta-voz da RedBird IMI observou que a DMGT e a RedBird IMI trabalharam "com rapidez" para chegar ao acordo anunciado hoje.
