O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou, esta segunda-feira, que a Rússia e a Ucrânia vão ter novas conversações de paz na quarta-feira, após duas rodadas anteriores de negociações em Istambul sem grandes resultados para pôr fim à guerra.
Corpo do artigo
"Comentei com [o secretário do Conselho de Segurança ucraniano] Rustem Umerov sobre os preparativos para uma troca e uma nova reunião na Turquia com a parte russa. Umerov disse que a reunião está prevista para quarta-feira", declarou Zelensky no seu discurso diário transmitido nas redes sociais.
As duas reuniões anteriores realizadas entre Moscovo e Kiev não conseguiram avanços para um cessar-fogo, mas resultaram em acordos para a troca de prisioneiros e para a devolução dos restos mortais de soldados falecidos.
Durante a última rodada de negociações em junho, a Rússia delineou uma lista de exigências rigorosas, incluindo que a Ucrânia ceda mais território, rejeite toda a forma de apoio militar ocidental e a filiação à NATO. Kiev classificou essas exigências como ultimatos inaceitáveis e questionou a utilidade de continuar a negociar se Moscovo não estiver disposto a fazer concessões.
Ainda assim, o Kremlin afirmou no início deste mês que está disposto a continuar as conversações com a Ucrânia, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter dado à Rússia 50 dias para alcançar um acordo de paz ou enfrentar sanções.