A presidência russa anunciou, esta quinta-feira, estar em preparação um encontro entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, no domingo, à margem da cimeira do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico, em Bali, na Indonésia.
Corpo do artigo
"O encontro está a ser organizado pelas duas partes e acreditamos que possa realizar-se", afirmou o assessor do presidente russo, Vladimir Putin, em conferência de imprensa.
Yuri Ushakov acrescentou que os dois líderes deverão analisar "o desenvolvimento dos acordos e as perspetivas de trabalho conjunto" sobre a resolução do conflito na Síria e a destruição do arsenal de armas químicas de Damasco, recentemente ordenado por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.
Esta será a primeira reunião bilateral entre os dois presidentes, depois do encontro de junho, durante a cimeira do G8 (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Japão, Estados Unidos, Canadá e Rússia) na Irlanda do Norte.
A visita prevista de Barack Obama a Moscovo, no início de setembro, e o encontro bilateral com Putin, durante a cimeira do G20, em São Petersburgo, foram cancelados pela Casa Branca, depois de as autoridades russas terem acolhido o informático Edward Snowden, procurado pela justiça norte-americana por ter denunciado a espionagem de comunicações de vários países por Washington.
Na cimeira do G20 (grupo que integra países desenvolvidos e emergentes), Vladimir Putin propôs a Barack Obama conseguir um acordo com o regime de Bashar al-Assad para colocar as armas químicas sob controlo internacional, evitando uma intervenção militar internacional, de acordo com a ameaça que Obama fez antes da cimeira.
Yuri Ushakob acrescentou que o encontro de Bali "é uma proposta russa, apoiada pela parte norte-americana (...) É bastante lógico, tendo em conta o trabalho sobre a Síria, realizar uma reunião" na Indonésia.
O Fórum de Cooperação Económica Ásia Pacífico (APEC) conta com 20 países-membros - Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Estados Unidos, Rússia, Filipinas Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Coreia do Sul, China, Singapura, Tailândia, Taiwan e Vietname - e a região administrativa especial chinesa de Hong Kong.