O presidente russo, Vladimir Putin, desloca-se no próximo dia 26 a Minsk para uma cimeira regional, onde estarão o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, e dirigentes da União Europeia, anunciou o Kremlin.
Corpo do artigo
Estão previstos encontros bilaterais durante a cimeira, indicou a Presidência russa num comunicado, sem precisar se está previsto um encontro desse género entre Putin e Poroshenko.
Os dois homens encontraram-se a 6 de junho à margem da cerimónia do 70.º aniversário do desembarque aliado na Normandia, na véspera da tomada de posse do presidente ucraniano pró-ocidental.
Segundo a Presidência ucraniana, a UE estará representada pela chefe da diplomacia, Catherine Ashton, e os comissários europeus da Energia, Guenther Oettinger, e do Comércio, Karel De Gucht.
A cimeira de Minsk reunirá o chefe de Estado ucraniano e os seus homólogos da União Aduaneira, zona de comércio livre que integra a Rússia, a Bielorrússia e o Cazaquistão e que se pretende a base de uma vasta união económica "euroasiática" de antigas repúblicas soviéticas.
A reunião deve ser dedicada à aplicação do acordo de associação assinado no final de junho entre Kiev e Bruxelas, que provocou a cólera da Rússia. Moscovo considera que a Ucrânia não pode ter ao mesmo tempo laços comerciais privilegiados com a Rússia, como acontece atualmente, e com a UE.