A polícia francesa deteve doze suspeitos depois de 145 pessoas terem sido atacadas com seringas durante o festival anual de música de rua do país, informaram as autoridades no domingo.
Corpo do artigo
Milhões de pessoas saíram às ruas de França no sábado à noite para a Fête de la Musique, com as autoridades a relatarem "multidões sem precedentes" em Paris.
Antes da festa, várias mensagens nas redes sociais apelavam a que as mulheres fossem atacadas durante o evento. As publicações incentivavam "ataques e picadas em mulheres durante a Fête de la Musique", relatou o Ministério do Interior.
O ministério informou ainda que 145 vítimas em todo o país relataram ter sido espetadas com agulhas. A polícia de Paris registou 13 casos na capital.
As autoridades não disseram se se tratava de casos de agulhas espetadas com drogas de violação, como Rohypnol ou GHB, usadas pelos agressores para deixar as vítimas confusas ou inconscientes e vulneráveis à agressão sexual.
“Algumas vítimas foram levadas para o hospital para serem submetidas a testes toxicológicos”, declarou o ministério.
Em Paris, foram abertas investigações depois de três pessoas, incluindo uma menor de 15 anos e um homem de 18 anos, terem sido esfaqueadas em incidentes separados em Paris, segundo os procuradores.
Os três relataram sentir-se mal.
Em toda a França, foram detidos 12 suspeitos, informou o Ministério do Interior. Entre eles, quatro pessoas foram detidas na cidade de Angouleme, no sudoeste do país, suspeitas de terem atacado cerca de 50 vítimas, disse uma fonte policial.
Para além destes suspeitos, mais de 370 pessoas foram detidas durante o festival sob várias acusações, incluindo cerca de 90 pessoas em Paris.
Catorze participantes nas festividades ficaram gravemente feridos, incluindo um jovem de 17 anos hospitalizado depois de ter sido encontrado sentado na rua com ferimentos provocados por uma faca na barriga.
Treze membros das forças policiais também ficaram feridos.
O prefeito da polícia de Paris, Laurent Nunez, declarou que “não foi registado qualquer incidente grave”.