Quatro astronautas que estavam na Estação Espacial Internacional há oito meses voltaram à Terra, esta sexta-feira, numa nave da Space X, empresa espacial de Elon Musk. Integravam a Crew-8 da NASA.
Corpo do artigo
O furacão Milton, que atingiu os EUA, obrigou os quatro astroanutas, Matthew Dominick da NASA, Michael Barratt e Jeanette Epps e o russo Alexander Grebenkin, a prolongar a sua estadia. Antes, a cápsula em que deveriam regressar serviu de veículo de emergência a dois astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional, no âmbito de uma missão da Boeing.
A cápsula da SpaceX chegou à costa da Florida, nos EUA, esta sexta-feira, antes do amanhecer, depois de se ter desacoplado da Estação Espacial Internacional no início desta semana.
O astronauta Michael Barratt, o único veterano espacial a entrar na missão, reconheceu que as equipas de apoio tiveram “que replanear, reequipar e refazer tudo”.
Este grupo de astronautas integrava a Crew 8.
Outros dois astronautas, Butch Wilmore e Suni Williams, vão ficar presos mais tempo no espaço e só devem regressar à Terra em fevereiro.