Leste e Sul de Espanha em alerta vermelho. Chuvas impõem corte da ferrovia e encerramento de escolas e centros de saúde na Andaluzia.
Corpo do artigo
Ainda a região de Valência deita mãos à devastação que no final de outubro transfigurou cidades e aldeias, enfrentando desde hoje novo alerta vermelho, e as chuvas intensas resultantes do fenómeno meteorológico DANA agravaram esta quarta-feira de forma violenta o cenário no extremo Sul do país. Na região da Andaluzia, sobretudo na província de Málaga, a tempestade forçou mais de quatro mil pessoas a abandonarem as suas casas e impôs o encerramento das escolas e o corte de vias e ligações ferroviárias, não se tendo registado vítimas até ao momento.
As imagens que hoje circulavam nas redes sociais e nos média espanhois davam conta de ruas e estradas totalmente alagadas, viaturas submersas, espaços comerciais e aeroporto inundados. A força das chuvas em Málaga forçou mesmo ao encerramento dos centros de saúde e à suspensão da atividade de um dos hospitais da cidade costeira, com exceção do serviço de urgências, enquanto os funcionários tentavam escoar as águas.