Quatro mineiros equatorianos ficaram hoje, sexta-feira, bloqueados a 150 metros da superfície depois de um abatimento na mina de Portovelo, no Sudoeste do Equador, perto da fronteira com o Peru, soube a France-Presse junto da Defesa Civil local.
Corpo do artigo
Uma fonte deste organismo na província de El Oro, onde ocorreu o acidente, disse que "quatro mineiros estão bloqueados no quinto nível da minha, a cerca de 150 metros de profu8ndidade", depois de um abatimento perto das 3 horas locais (9 horas de Lisboa).
"A situação está a ser analisada", acrescentou, estimando que todos os mineiros estão vivos.
O vice-ministro das Minas, Jorge Espinosa, disse que o chefe da mina -- seu irmão -- e outros dois mineiros estão bloqueados.
"O aumento de uma camada de água subterrânea provocou o abatimento, que obstruiu a galeria e impediu qualquer possibilidade de sair", declarou o governante à imprensa, acrescentando que se ignora o estado em que os mineiros se encontram.
Os sinistrados estarão num subterrâneo com cerca de 60 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 2 metros de altura, ladeado por toneladas de rocha.
A mina é propriedade da empresa Minesadco, conta com 50 empregados e dedica-se à extração de prata e ouro.
Os socorristas tentaram entrar em contacto com os mineiros "pelas canalizações de água e ar, mas estão obstruídas e não conseguiram", informou a imprensa local.