
O acidente ocorreu numa mina situada em Wude, província de Yunnan
Foto: Greg Baker/AFP
Pelo menos quatro pessoas morreram e outras três continuam desaparecidas na sequência de um acidente ocorrido numa mina de carvão no sul da China, informaram esta quinta-feira as autoridades locais.
O incidente ocorreu ontem pelas 20.10 locais (12.10, em Portugal continental), numa mina situada em Wude, província de Yunnan, e terá envolvido uma libertação súbita de carvão e gás no interior da exploração, segundo as autoridades.
Após o acidente, foi ativado o plano de emergência e mobilizadas equipas de resgate mineiro, serviços médicos, bombeiros e técnicos dos departamentos de energia e saúde.
Até ao momento, foram encontrados quatro dos sete trabalhadores inicialmente dados como desaparecidos, todos já sem sinais vitais.
As buscas prosseguem para localizar os restantes três mineiros, indicou em comunicado o gabinete de informação do governo distrital de Zhenxiong.
O acidente ocorreu poucos dias depois de cinco pessoas terem morrido em resultado de uma inundação numa mina de carvão na província de Heilongjiang, no nordeste da China, o que voltou a expor os riscos de trabalho persistentes no setor.
Apesar do reforço da fiscalização e das medidas de segurança nas minas de carvão - principal fonte de energia da China -, continuam a registar-se acidentes mortais de forma recorrente.
Dados oficiais divulgados há dois anos indicam que o setor mineiro chinês contabilizou mais de 3.000 mortes entre 2018 e 2023, número que, ainda assim, representa uma diminuição de 53,6% face ao quinquénio anterior.
