Quebrado tabu da extrema-direita, CDU apresentará novo projeto sobre imigração na Alemanha
A moção do partido União Democrata-Crista (CDU) para limitar a imigração foi aprovada esta quarta-feira pelo Bundestag, encerrando o cordão sanitário à extrema-direita, já que o apoio do Alternativa para a Alemanha (AfD) foi fundamental para a luz verde. Os conservadores devem apresentar um novo projeto na sexta-feira.
Corpo do artigo
A proposta não vinculativa foi lançada na câmara baixa do Parlamento alemão por Friedrich Merz, líder dos democratas-cristãos, após um ataque à faca em Aschaffenburg, no dia 22 de janeiro, por um afegão que teve o pedido de asilo rejeitado. O episódio resultou na morte de duas pessoas, incluindo uma criança de dois anos.
A moção inclui cinco pontos: reintrodução de controlo permanente nas fronteiras; proibição da entrada irregular de todos os imigrantes, mesmo os que requererem estatuto de proteção; agilizar detenções e deportações de pessoas obrigadas legalmente a deixar o país; alocação de mais fundos para os estados aplicarem as leis migratórias; e restringir as autorizações de residência de transgressores.