O presidente do governo espanhol e candidato pelo PP, Mariano Rajoy, instou hoje os espanhóis a irem às urnas votar nas eleições gerais, num dia marcado por incêndios florestais nas Astúrias (Norte de Espanha).
Corpo do artigo
"O único que podemos esperar de uma jornada como esta - e o que todos desejamos - é que participe o maior número de pessoas possível, porque se trata de uma decisão muito importante, na qual toda a gente vota livremente e com suficiente conhecimento de causa", declarou Mariano Rajoy após depositar o voto na sua assembleia eleitoral no distrito de Aravaca (Madrid)
Rajoy, que votou ao lado da sua mulher, Elvira Fernández, reiterou que "votar é o ato mais democrático de todos".
O presidente do Governo - que referiu a tranquilidade das primeiras horas da jornada eleitoral - revelou que o executivo está atento aos numerosos incêndios que têm afetado principalmente a zona das Astúrias.
Rajoy afirmou que tem havido boa colaboração entre o governo central e as administrações regionais e que está à espera de saber as causas destes incêndios, para depois determinar se há responsabilidades criminais.
Mais de 36,5 milhões de eleitores vão hoje às urnas para escolher um novo governo em Espanha, umas eleições das quais sairá a necessidade de acordos pós-eleitorais para formação do Executivo, ou seja, o fim do bipartidismo entre o PP e o PSOE.
Na votação, que decorre entre as 9:00 e as 20:00 (menos uma hora em Lisboa), os espanhóis vão eleger os 350 deputados do novo parlamento (Congresso dos Deputados) em 52 circunscrições. Serão depois estes a escolher o presidente do Governo, que até ao momento em Espanha sempre saiu da força mais votada.