Itália está em choque com um triplo homício na cidade de Paderno Dugnano, perto de Milão. Um rapaz de 17 anos esfaqueou mortalmente o pai, a mãe e o irmão de 12 anos em casa. “Era uma família normal”, dizem os vizinhos, incrédulos com crime.
Corpo do artigo
O alerta foi dado cerca das 2 horas da madrugada, quando o jovem de 17 anos ligou para os serviços de emergência e disse: “Matei o meu pai, venham”.
Numa primeira versão, o rapaz disse que tinha matado o pai com uma faca após este ter assassinado a mãe e o irmão. A casa foi revistada pelos Carabinieri - polícia militar - que rapidamente excluíram qualquer intervenção externa: não foi encontrado qualquer sinal de arrombamento, o alarme não disparou e o sistema de videovigilância em circuito fechado não registou qualquer entrada de estranhos. Após um intenso interrogatório, o jovem confessou: “Matei o meu pai, a minha mãe e o meu irmão”.
As três vítimas foram encontradas no quarto do irmão de 12 anos. O corpo de Lorenzo, com inúmeras facadas, estava na cama. A mãe, Daniela, de 49 anos, estava deitada no chão e o pai, Fábio, de 51 anos, numa cadeira. Segundo a reconstrução do crime, a criança terá sido a primeira vítima do ataque, de acordo com a gravidade dos seus ferimentos.
Fabio era proprietário de uma empresa de construção na zona. Daniela era proprietária de uma loja de roupa interior. Na noite anterior, a família tinha celebrado a festa do 51.º aniversário de Fábio em casa com a presença de alguns familares.
“Uma família normal”
"Era uma família normal, tranquila e descrita por todos como sem problemas. Estou estarrecida", disse à agência italiana ANSA Anna Varisco, a autarca do município de 47 mil habitantes. "Nas escolas, os professores dos rapazes dizem que ambos eram muito tranquilos", acrescentou.
Os amigos do jovem de 17 anos ficaram chocados com o sucedido, descrevendo-o como um “miúdo calado, estudioso e desportivo”. Disseram ainda que não houve desentendimentos particulares nem tinham conhecimento de existirem problemas familiares em casa.
Uma descrição também partilhada pelos vizinhos, que falam numa família próspera e trabalhadora e que não ouviram nenhum barulho de madrugada.
Uma faca compatível com a utilizada nos esfaqueamentos foi encontrada do lado de fora do portão da residência. Os motivos dos homicídios ainda não foram esclarecidos. O caso está a ser investigado pelo Ministério Público de Milão.
Luto municipal
“Um acontecimento destes deixa toda uma comunidade de luto e chocada. Uma família nossa, pessoas que muitos conheciam”, refere a autarqia de Paderno Dugnano em comunicado. “Decidimos proclamar o luto municipal para o dia da celebração das exéquias e a afixação de bandeiras a meia haste em todas as repartições públicas da zona”, acrescenta a nota, não se sabendo ainda “a data em que se realizará o funeral”.