Durante alguns dias, foi noticiado que os planos de resgate passavam por ensinar o grupo de 12 rapazes e o treinador a nadar e a usar equipamento de mergulho para saírem da caverna.
Corpo do artigo
Contudo, um vídeo publicado pela marinha tailandesa sugere que os rapazes presos na gruta não saíram a nadar, mas sim transportados em macas.
https://www.facebook.com/ThaiSEAL/videos/1648720748584651/
As imagens indicam que os rapazes, usando uma máscara de mergulho, foram deitados em macas que foram conduzidas pelas passagens estreitas da gruta pelos mergulhadores.
De acordo com a BBC, os rapazes foram ainda medicados para evitar a ansiedade e os possíveis ataques de pânico. Chaiyananta Peeranarong, ex-militar da marinha, disse à AFP que "alguns estavam a dormir" e "alguns estavam a mexer os dedos, um pouco atordoados". "Mas estavam a respirar", garantiu.
O estado de saúde dos rapazes foi sendo verificado por médicos, que se encontravam em pontos específicos do caminho desde a câmara onde o grupo esteve preso desde o final de junho até à saída
Ainda não se sabe o tipo de medicação e a dose tomada pelos 13 jovens. Alguns meios noticiaram que os rapazes tomaram medicamento para combater a ansiedade, mas fontes da AFP disse que alguns estava completamente sedados. Na terça-feira, o primeiro-ministro tailandês negou que o grupo tenha sido sedado: "Chama-se ansiolítico, algo para não ficarem eufóricos, nem stressados".