Willie McCoy foi baleado mortalmente pela polícia quando dormia no carro, sábado à noite, na Califórnia, nos EUA. A família alega discriminação racial contra o rapper de 20 anos.
Corpo do artigo
"Willie Bo", nome artístico do rapper de 20 anos, foi baleado várias vezes, por seis polícias, enquanto dormia no carro, no estacionamento do restaurante Taco Bell, na Califórnia. As autoridades de Vallejo não identificaram imediatamente os polícias envolvidos no tiroteio, ou quantos tiros foram disparados e afirmam que o incidente está sob investigação.
Segundo o departamento da Polícia de Vallejo, Willie McCoy tinha uma arma e os agentes dispararam por recearem pela própria segurança. As portas estavam trancadas e o carro estava ligado quando as autoridades chegaram ao local, depois de um funcionário do restaurante Taco Bell ligar para o serviço de emergência, por volta das 22.30 horas, para relatar que estava uma pessoa caída sobre o volante de um Mercedes.
"As autoridades deram vários comandos para levantar as mãos. O condutor não cumpriu e, em vez disso, de repente moveu as mãos para baixo em direção à arma", que tinha no colo, disse disse o departamento da Polícia de Vallejo, citado pelo jornal Independent. Foi então que os seis agentes dispararam.
McCoy morreu no local e as autoridades recuperaram a arma semiautomática carregada. A arma foi reportada como roubada em Oregon, mas não se sabe como o rapper a obteve.
A família do jovem contestou, na terça-feira, o relato da polícia e afirmou que o acontecimento é apenas mais um exemplo de um negro a ser baleado e morto pelas autoridades sem justificação.
"Não houve tentativa de tentar encontrar uma solução pacífica", disse Marc McCoy, irmão mais velho de Willie, ao jornal The Guardian. "O trabalho da polícia é prender pessoas que infringem a lei, não fazer justiça pelas próprias mãos", acrescentou.
O restaurante Taco Bell divulgou um comunicado à KTVU.
1095036958294781952
"Estamos chocados e entristecidos ao saber o que aconteceu. O proprietário e operador deste local está a trabalhar com as autoridades na investigação e ofereceu serviços de aconselhamento a todos os membros da equipa presentes. Os nossos pensamentos estão com a comunidade de Vallejo neste momento difícil ", disse a cadeia de "fast food".
O assassinato de McCoy segue numerosos escândalos sobre violência polícial contra cidadãos negros. "Ninguém confia na polícia em Vallejo", disse David Harrison, primo de Willie McCoy. "A polícia tem uma campanha para executar jovens negros que se encaixam num determinado perfil. Willie encaixou o perfil. Ele representa a música hip-hop", acrescentou.
https://www.facebook.com/100027949693940/videos/236702047271450/
David Harrison afirmou que "Willie Bo" era um aspirante a rapper e ator, e que parou no Taco Bell para comprar comida depois de um longo dia num estúdio de gravação.
A família do rapper anunciou que os seis polícias envolvidos devem enfrentar um processo criminal.