O presidente cubano, Raúl Castro, nomeou os generais Leopoldo Cintra Frias e Alvaro López Miera como ministro e vice-ministro da Defesa, respectivamente, noticiou esta quarta-feira a agência AFP.
Corpo do artigo
Cintra Frias, de 70 anos, membro desde 1991 da comissão política do Partido Comunista de Cuba, vai ocupar o lugar deixado vago pelo general Julio Casas Reguiero, antigo vice-presidente do governo cubano e 'braço direito' de Raúl Castro que morreu em Setembro, em Havana, aos 75 anos.
O general Cintra, que aos 16 anos se juntou às fileiras revolucionárias, é conhecido por ter participado em missões do Exército cubano na Etiópia, em 1978, e em Angola, em 1982, 1986 e 1987.
Igualmente membro da comissão política do Partido Comunista de Cuba, o general Alvaro López Miera, de 68 anos, é chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, cargo que continuará a ocupar.
Ao todo, sete generais têm assento no Conselho de Ministros, que conta com 30 membros. Quarenta por cento dos elementos da comissão política do Partido Comunista são militares.
De acordo com o portal do Executivo cubano, os cargos governamentais de topo são desempenhados por dirigentes com mais de 70 anos.
Raúl Castro, que preside aos conselhos de Estado e de Ministros e é o primeiro secretário do PCC, tem 80 anos; José Ramón Machado Ventura, o primeiro vice-presidente daqueles conselhos e segundo secretário do PCC, tem 81; Ramiro Valdês Menésdez, que é vice-presidente dos conselhos, tem 79; José Ramón Fernández Álvarez, vice-presidente do Conselho de Ministros, membro do Comité Central do Partido Comunista de Cuba e presidente do Comité Olímpico, é o mais velho elemento do governo, com 88 anos. Mencione-se ainda Ricardo Cabrisas Ruíz, vice-presidente do Conselho de Ministros, que tem 74 anos.