Um reactor nuclear no estado norte-americano do Illinois paralisou segunda-feira a sua actividade depois de ter perdido energia, tendo sido necessário ventilar vapor para o interior do mesmo para que arrefecesse, informaram as autoridades americanas.
Corpo do artigo
O reactor 2 da estação de Byron, a cerca de 153 quilómetros a noroeste de Chicago, paralisou às 10:18 de segunda-feira depois de ter perdido energia, informaram as autoridades americanas.
Os geradores a diesel começaram então a fornecer energia à central e foi ventilado vapor para arrefecer o reactor a partir da parte da central onde as turbinas produzem electricidade e não do próprio reactor nuclear, explicaram as autoridades locais.
O vapor ventilado contém baixos níveis de tritium, uma forma radioactiva de hidrogénio, mas as autoridades americanas ressalvaram que os níveis de radioactividade na zona são seguros para os trabalhadores da central e para o público na região.
O incidente foi declarado como "fora do comum", o mais baixo nível de emergência numa escala com quatro níveis, e as causas da perda de energia do reactor estão a ser investigadas.