Os rebeldes líbios invadiram a praça principal da cidade de Zawiyah, cerca de 40 quilómetros a oeste de Tripoli, depois de mais de uma semana de intensos combates.
Corpo do artigo
Um jornalista da agência de notícias norte-americana Associated Press constatou hoje que a praça estava cheia de camiões e tropas dos rebeldes.
As forças leais ao líder líbio Muammar Kadhafi permanecem na parte oriental da cidade e os rebeldes continuam a luta para expulsá-los para reivindicar o total controlo de toda a cidade.
A vitória em Zawiyah seria um importante impulso para os rebledes que tentam apertar o cerco a Kadhafi em Tripoli, apenas 50 quilómetros a leste.
Já na quinta-feira, os rebeldes líbios haviam tomado o controlo da refinaria de Zawiyah, uma das últimas fontes de abastecimento de petróleo e gás ao regime de Tripoli.
Além de Zawiyah, um porta-voz dos rebeldes líbios anunciou hoje que o estratégico terminal petrolífero de Brega, a este do país, está agora também sob o total controlo das forças anti-Kadhafi.
O regime de Kadhafi parece estar cada vez mais isolado e está a mobilizar todas as forças disponíveis para conter os rebeldes na frente ocidental.