Cerca de 950 mil litros de petróleo foram recuperados na sexta-feira no Golfo do México, informou hoje, sábado, o comandante da Guarda Costeira norte-americana, Thad Allen, que admitiu que este valor pode aumentar nas próximas horas.<br />
Corpo do artigo
"Ontem (sexta-feira), durante o primeiro ciclo de 24 horas" depois da instalação pela BP de um dispositivo que permite recuperar o petróleo para um navio à superfície, "foram resgatados perto de seis mil barris", cerca de 950 mil litros, explicou o responsável, em conferência de imprensa. "O objetivo é continuar com este processo e aumentar" a quantidade de crude resgatada.
Após várias tentativas falhadas para controlar o derramamento de crude no Golfo do México, a companhia petrolífera britânica BP conseguiu, na quinta-feira, alcançar o sucesso, através da colocação de uma tampa de contenção no local da fuga.
No mesmo dia, a empresa anunciou que vai criar uma empresa para gerir todos efeitos e os problemas provocados pelo derramamento. A BP já pagou mil milhões de dólares em despesas relacionadas com a maré negra.
O derramamento foi provocado pela explosão, a 20 de Abril, da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México, que causou a morte de 11 pessoas.
Vários cientistas calculam que o poço tem estado a libertar uma quantidade de petróleo estimada entre 1,9 milhões e 3,8 milhões de litros por dia.