Regras sobre protecção de cidadãos europeus devem ser respeitadas, diz Comissão Europeia
A França "deve respeitar as regras" sobre protecção de cidadãos europeus, afirmou hoje, quarta-feira, a Comissão Europeia numa altura em que Paris se prepara para expulsar na quinta-feira para a Roménia e Bulgária ciganos em situação irregular.
A França "deve respeitar as regras sobre a liberdade de circulação e a liberdade de organização" dos cidadãos europeus, lembrou o porta-voz da comissária europeia da Justiça e Direitos Fundamentais, Viviane Reding.
O porta-voz, Matthew Newman, reconheceu que os Estados têm possibilidade de restringir a liberdade de circulação a determinadas condições, mas acrescentou que a Comissão segue "muito atentamente" a situação para ver se todas as regras estão a ser respeitadas.
"A Comissão Europeia defendeu de forma constante e continua a defender a necessidade de uma integração social" dos ciganos em todos os países da União, indicou Amélia Torres, uma outra porta-voz da Comissão.
As primeiras expulsões de ciganos em situação irregular em França para os países de origem, Roménia e Bulgária, terão lugar na quinta-feira.
Segundo o ministro da Imigração francês, 79 ciganos vão regressar a Bucareste num voo fretado, num regresso voluntário e depois de terem recebido uma ajuda de 300 euros e de 100 euros por cada menor.
