Reino Unido fornece metralhadores pesadas a curdos iraquianos para combater Estado Islâmico
O ministro da Defesa britânico anunciou, esta terça-feira, o envio de metralhadoras pesadas e munições para as forças curdas do Iraque avaliadas em dois milhões de euros e destinadas a combater os "jihadistas" do Estado Islâmico.
Corpo do artigo
"O carregamento deve chegar ao Iraque na quarta-feira e é composto por metralhadoras pesadas e munições", declarou o ministro em comunicado dirigido ao parlamento britânico.
"As forças curdas permanecem significativamente menos bem equipadas que o ISIL (Estado Islâmico) e estamos a responder com ajuda para se defenderem a si próprios, protegerem os cidadãos e travar os avanços do ISIL", precisa a declaração.
Na segunda-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, referiu que o Reino Unido iria fornecer armamento às forças curdas, que se opõe ao avanço do Estado Islâmico (EI) em diversas regiões do Iraque e da vizinha Síria.
Fallon esclareceu que o envio do armamento se seguiu a um pedido do governo iraquiano, e assegurou que Londres está empenhado em prestar ajuda ao Iraque "para aliviar os sofrimentos humanos dos iraquianos que são alvo dos terroristas do ISIL".
No comunicado, o ministro da Defesa britânico também se pronuncia "por um Iraque inclusivo, democrático e soberano que enfrente os avanços do ISIL e restaure a estabilidade e a segurança em todo o país".
O Reino Unido também vai continuar a "cooperar com a comunidade internacional para enfrentar a enorme ameaça que o ISIL coloca à região e a outros países do mundo, incluindo ao Reino Unido", frisou.
O ministro precisou ainda que o transporte do material de guerra para a região está orçado em 475 mil libras (593 mil euros).