Reino Unido vai aliviar restrições a líquidos e dispositivos eletrónicos em aviões
O governo britânico anunciou, esta quinta-feira, que pretende aliviar significativamente as restrições ao transporte de líquidos em bagagem de mão para viagens aéreas em junho de 2024, à medida que a tecnologia avança para facilitar os controlos.
Corpo do artigo
Atualmente, nos aeroportos internacionais são permitidos contentores de líquidos com menos de 100 mililitros a bordo dos aviões, desde que sejam colocados em sacos transparentes nos controlos de segurança. Os contentores maiores devem estar na bagagem de porão. Os dispositivos eletrónicos também devem ser retirados dos sacos, regras que atrasam as filas de espera.
Segundo uma lei introduzida pelo governo britânico, o limite de líquidos será aumentado para dois litros e os dispositivos eletrónicos deixarão de ter de ser rastreados separadamente, disse o Departamento dos Transportes numa declaração.
O relaxamento é possibilitado pela "instalação de nova tecnologia na maioria dos aeroportos do Reino Unido", afirmou.
As novas máquinas, que foram testadas, empregarão novas técnicas de imagem que fornecem imagens tridimensionais do conteúdo dos sacos e utilizam algoritmos para detetar quaisquer ameaças.
"Até 2024, os principais aeroportos do Reino Unido terão a mais recente tecnologia de segurança, reduzindo o tempo de espera, melhorando a experiência dos passageiros e, mais importante ainda, detetando potenciais ameaças", indicou o ministro dos Transportes, Mark Harper, citado numa declaração.
As regras atuais foram implementadas no início dos anos 2000 para impedir a utilização de explosivos líquidos em aviões.