
O relógio de prata dourada e latão pertencia ao dinamarquês Hans Christensen Givard
Foto: Henry Aldridge and Son Ltd / AFP
Um relógio de bolso, bilhetes e dinheiro encontrados entre os pertences dos passageiros do Titanic são alguns dos artigos à venda num leilão no Reino Unido que vai ocorrer a 26 de abril.
O relógio de prata dourada e latão foi encontrado entre os pertences do passageiro dinamarquês de segunda classe Hans Christensen Givard, que se encontrava entre as 1500 pessoas que morreram quando o navio se afundou depois de embater num icebergue, em 1912.
O seu corpo foi recuperado do Atlântico Norte e enterrado em Halifax, no Canadá, a 10 de maio de 1912.
Os bolsos de Givard continham uma caderneta de poupança, chaves, dinheiro dentro de uma carteira, uma bússola, um passaporte e o relógio de bolso dourado, que se estima que possa render cerca de 50 mil libras (mais de 58 mil euros) no leilão.
Os pertences foram devolvidos à família e os seus descendentes decidiram agora a vender o relógio.
Givard, de 27 anos, viajava para os Estados Unidos com dois dos seus amigos, que também morreram no desastre.
“O relógio está parado no tempo, no momento em que as águas frias do Atlântico Norte consumiram não só o seu proprietário, mas também o mais famoso transatlântico de todos os tempos, o Titanic, a 15 de abril de 1912”, relatou Andrew Aldridge, da leiloeira Henry Aldridge and Son.
Outros objetos à venda incluem uma carta e uma medalha do passageiro sueco de primeira classe Erik Gustaf Lind e um certificado em dólares de prata e um raro bilhete de terceira classe utilizado por Ernest Portage Tomlin.
Ambos os homens morreram no desastre.
O violino tocado pelo líder da banda no filme de Hollywood de 1997, que retrata o naufrágio, também está à venda e espera-se que chegue a 60 mil libras (cerca de 70 mil euros).
