O Partido Republicano foi o grande vencedor das eleições intercalares realizadas na terça-feira nos Estados Unidos da América, conquistando o Senado e alargando o controlo da Câmara dos Representantes, segundo resultados oficiais provisórios.
Corpo do artigo
Os resultados provisórios são referentes a dados divulgados até às 17 horas de Portugal continental por diversos media norte-americanos, citados por agências internacionais.
Os dados incluem a votação para o Senado (câmara alta do Congresso norte-americano), Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso), governadores em 36 Estados norte-americanos e referendos sobre várias questões, entre elas, o aumento do salário mínimo -- fixado atualmente nos 7,25 dólares por hora (5,80 euros) pelo governo federal -, e a legalização do consumo de marijuana para fins médicos.
Senado
Após o fim da votação de terça-feira, cerca de um terço (36) das 100 cadeiras do Senado norte-americano foram renovadas. O Partido Republicano passou de 45 para pelo menos 52 lugares. Ainda poderá alcançar os 54 lugares.
O Partido Democrata, do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que controlava a maioria do Senado desde 2006, perdeu sete lugares, passando para 45 senadores (incluindo um independente que alinha com o Partido Democrata).
Os resultados definitivos ainda não são conhecidos na Virginia, onde o representante do Partido Democrata proclamou vitória, e no Alasca, onde o candidato democrata parece estar perto de uma derrota.
Uma segunda volta será realizada em 06 de dezembro no estado de Louisiana, onde nenhum dos candidatos atingiu na terça-feira os 50% de votos necessários.
Câmara dos Representantes
Os republicanos conquistaram mais 14 lugares na Câmara dos Representantes, cuja composição (435 lugares) foi totalmente renovada nas eleições de terça-feira. O Partido Republicano conseguiu pelo menos 243 lugares contra os atuais 235.
Os democratas perderam pelo menos 14 lugares, passado para 178 lugares, contra os atuais 200.
A contagem ainda prossegue em 15 círculos eleitorais.
Governadores
Os republicanos conquistaram mais três lugares de governadores nos 36 Estados norte-americanos que foram a votos na terça-feira, destacando-se Massachusetts e Maryland, que eram bastiões democratas.
Os Estados Unidos ficam com 31 governadores republicanos e 16 democratas.
Três eleições permanecem indeterminadas (Alasca, Connecticut e Vermont).
Referendos
Salário mínimo: Os aumentos foram aprovados pelos eleitores em cinco estados (Alasca, Arkansas, Nebraska, Illinois e Dakota do Sul).
Legalização do consumo de marijuana para fins médicos: A legalização foi aprovada no Oregon, Alasca e na capital federal de Washington (distrito federal de Columbia), onde o Congresso poderá exercer o seu veto (a proposta em Washington não permite a venda). Na Florida, a consulta pública não alcançou os 60% necessários para a autorização da marijuana para fins medicinais.