Os líderes republicanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos apresentaram, esta quinta-feira, um plano para elevar temporariamente o teto da dúvida, sete dias antes de o país entrar em risco de incumprimento.
Corpo do artigo
O acordo proposto estabelece um aumento do teto da dívida durante seis semanas para dar tempo "para negociar" a reabertura da Administração Federal, afirmou em conferência de imprensa a congressista republicana Cathy McMorris após uma reunião da sua bancada.
O presidente da Câmara de Representantes, John Boehner, afirmou que o acordo é "um esforço de boa-fé" e será apresentado, esta quinta-feira, ao presidente Barack Obama, devendo ser votado em plenário.
A paralisia no Governo federal norte-americano, em vigor há uma semana, já custou à economia mais de 1,5 mil milhões de euros, de acordo com estimativas da consultora Lexington IHS.
Em causa está a oposição dos republicanos ao aumento do teto da dívida, atualmente em 12329 mil milhões de euros, o que levou ao encerramento ("shutdown") dos serviços federais.
Os Estados Unidos acordaram na semana passada, no início de um novo ano fiscal, com os serviços da administração federal parcialmente paralisados pela primeira vez em 17 anos, situação que obrigou 800 mil funcionários públicos a ficarem em casa e ao encerramento, por exemplo, de museus e parques nacionais.