As equipas de salvamento marítimo resgataram na quinta-feira à noite 45 pessoas de origem magrebina, incluindo seis menores, e desembarcou-as em Arrecife, Lanzarote, disse à agência Efe fonte do centro de emergência.
Corpo do artigo
Trata-se de um grupo composto por 39 adultos, incluindo uma mulher, e seis menores.
Segundo a mesma fonte, as pessoas viajavam num barco e foram resgatadas, em bom estado de saúde, por uma embarcação de salvamento marítimo quando se encontravam a cerca de 10 quilómetros da capital de Lanzarote, onde desembarcaram cerca das 20.40 horas de quinta-feira.
Esta semana, as equipas de salvamento marítimo já tinham resgatado uma embarcação com 38 migrantes de origem subsaariana a bordo, a cerca de 140 quilómetros a sul da Grande Canária, dois dos quais mortos e quatro em estado grave.
As condições do mar na zona das Canárias têm estado muito complicadas para a navegação na última semana com alertas de agitação marítima forte.
Mais de 11.700 pessoas chegaram, entre 1 de janeiro e 15 de fevereiro, às ilhas Canárias de forma irregular, a bordo de embarcações precárias, um aumento de 630,6% em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados do Governo espanhol.