Restaurante de sushi paga quase 1,3 milhões de euros por atum num leilão em Tóquio
Um atum-rabilho foi vendido por quase 1,3 milhões de euros no Japão, durante o tradicional leilão de atum de Ano Novo em Tóquio, neste domingo.
Corpo do artigo
O prestigiado restaurante de sushi Onodera Group, reconhecido pelo guia Michelin, pagou 207 milhões de ienes (cerca de 1,28 milhões de euros) pelo peixe de 276 quilos, capturado em Oma, na província norte de Aomori, no Japão.
Trata-se do segundo maior valor alguma vez registado no tradicional leilão anual de início de ano, no principal mercado de peixe de Tóquio - há registos desde 1999. O preço mais alto a pagar foi de 333,6 milhões de ienes (mais de 2 milhões de euros), por um atum-rabilho de 278 quilos, em 2019, quando o mercado foi transferido de sua área tradicional de Tsukiji para uma instalação moderna nas proximidades de Toyosu.
"Diz-se que o primeiro atum traz boa sorte", disse aos jornalistas Shinji Nagao, responsável pelo grupo Onodera, que há cinco anos consecutivos pagam o preço mais alto no leilão - em 2024, pagou 114 milhões de ienes (mais de 703 mil euros). "O nosso desejo é que as pessoas o apreciem e tenham um ano maravilhoso", acrescentou.

