Partido para a Liberdade ganha cinco assentos em projeção pré-eleitoral. Esquerda apela à união e a votos táticos para evitar um Governo de extrema-direita.
Corpo do artigo
A três dias das eleições legislativas nos Países Baixos, que se realizarão na quarta-feira, o Partido para a Liberdade (PVV), de Geert Wilders, passou de quarta força política a primeira em apenas uma semana, segundo um inquérito publicado no site do investigador e empresário Maurice de Hond, com uma amostra de 7000 eleitores. O PVV surge empatado com o Partido da Liberdade e da Democracia (VVD), do ex-primeiro-ministro Mark Rutte, ambos com 26 dos 150 assentos parlamentares. A Esquerda reagiu e apelou aos eleitores para votarem estrategicamente, de forma a evitar um Governo de extrema-direita.
“Ainda temos alguns dias para unir todos os eleitores verdes, sociais e progressistas. Tomem uma atitude”, apelou Frans Timmermans, candidato da Aliança dos Verdes e do Trabalho, na rede X. A possível mobilização dos eleitores de Esquerda não intimidou Wilders, que garantiu: “Não importa o quanto tentem difamar o PVV nos próximos dias, não funcionará”.